Como Controlar o Tempo das Crianças em frente à Televisão?

Embora a TV possa trazer conteúdo educativo de qualidade para as crianças, ele deve ser dosado. Alguns estudos mostram que passar muito tempo em frente à televisão tem relação com o aumento da circunferência abdominal, prejudica a musculatura, diminui o desempenho em exercícios físicos, reduz a aprendizagem matemática e a participação das crianças em sala de aula. Por isso, é importante definir horários e ser exemplo para que os pequenos se divirtam com outras atividades além das telas.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer com que as crianças não passem muito tempo assistindo a programas de TV:

Controle parental: como fazer os pequenos não ficarem o tempo todo em frente à TV?

Definir horários

É importante que desde pequenas as crianças aprendam que há um tempo limitado em que elas podem ficar em frente à TV. E são os adultos que devem definir e regular esse período. Assim, elas entenderão que existem momentos para assistir a programas na televisão, e que o aparelho não deve ficar ligado o tempo todo enquanto elas fazem outras atividades. Isso evitará que os pequenos deixem de comer, de fazer as tarefas da escola ou irem dormir muito tarde por conta da telinha. Confira a programação dos canais preferidos das crianças e libere a TV para elas nos horários em que tenha o conteúdo mais adequado para a idade delas.

Estimular outras atividades

Incentive as crianças a brincar e a usar a imaginação. Dessa forma elas não ficarão entediadas mesmo sem outras pessoas da idade delas para interagir, aproveitando o tempo com os brinquedos, jogos, livros, e o que mais tiverem à disposição. É importante mostrar que há diversas atividades atrativas além da televisão e dos aparelhos eletrônicos.

Não faça da TV uma companhia

Tente deixar de lado aquele hábito de manter a televisão ligada enquanto faz outras coisas, para ter um barulho em casa. O mesmo serve para as crianças, deixe o aparelho desligado enquanto elas estão ocupadas. Faça com que elas consigam aproveitar a própria companhia, sem precisar da TV para evitar a sensação de solidão.

Desligar a TV na hora das refeições

É comum os brasileiros fazerem as refeições enquanto assistem à programação da TV, ou pelo menos com o aparelho ligado. Uma pesquisa da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, mostrou que quanto mais tempo as pessoas passam em frente à TV, pior é a qualidade dos alimentos que consomem. Além disso, a distração impede que o cérebro perceba a saciedade, levando as crianças a comerem mais. Então, mais do que aproveitar o momento em família, comer com a televisão desligada é importante para a saúde dos pequenos.

Seja exemplo

Para conseguir colocar tudo isso em prática com as crianças, você precisa ser exemplo. Não adianta definir horários para os seus filhos assistirem à televisão se você mesmo passa a maior parte do seu tempo livre com os olhos colados nas telas. Aproveite os momentos em casa para outros momentos de lazer, incluindo as crianças nessas outras atividades.

Desligamento programado

A maioria dos televisores atualmente contam com a função de desligamento programado, para que você consiga definir um horário para o aparelho desligar sozinho. É uma funcionalidade especialmente relevante se as crianças têm TV no quarto, assim você dificulta que elas passem da hora estipulada para dormir assistindo a programas na televisão.  

Net Controle dos Pais

Nos pacotes de TV por assinatura da Net, há a funcionalidade de controle parental para bloquear conteúdos por idade ou canais. A configuração é bem fácil:

  1. Selecione “portal” no controle remoto e vá em “configurações”;
  2. Selecione “preferências”, aperte “ok” em “bloqueio/senhas” e digite sua senha;
  3. Depois é só restringir o acesso por idade utilizando as classificações disponíveis (livre para todos os públicos; não recomendado para menores de 10 anos; não recomendado para menores de 12 anos; não recomendado para menores de 14 anos; não recomendado para menores de 16 anos; não recomendado para menores de 18 anos; sem bloqueio). Também dá para fazer a seleção por canais, escolhendo os que você quer bloquear.

Os melhores pacotes de TV por assinatura para crianças

Além de contar com a funcionalidade Net Controle dos Pais, a operadora de TV a cabo tem pacotes ideais para crianças, com programação educativa. Saiba quais são:

Mix HD

O pacote Mix HD tem mais de 57 canais HD e um ponto de TV incluso. Ele oferece os principais canais infantis, como Cartoon Network, Nickelodeon, Discovery Kids, Disney Channel, Boomerang, Disney XD, Gloob e TV Rá-Tim-Bum. Ele fica por R$ 109,99 mensais no combo com TV, internet banda larga e telefone fixo.

Top HD

O plano Top HD tem conta com 84 canais HD, um ponto de TV incluso, recurso Replay TV e tem o opcional conteúdos em 4K do Now. Além de todos os canais de desenhos do plano Mix HD, disponibiliza ainda o Disney Junior, Toonscast e Nat Geo Kids. A mensalidade é de R$ 139,99 no combo e pode ser assinado diretamente pelo site netcombomais.com.br

Lembrando que essas dicas servem para TV, telefone e Internet. Regule o tempo de seus filhos em frente às mídias digitais para que ele seja mais saudável e sociável.